Ray Dalio compara o Bitcoin favoravelmente ao Gold

Ray Dalio compara o Bitcoin favoravelmente ao Gold

É sempre refrescante ver alguém que não era um pouco crente mudar de idéia. Hoje, a moeda criptográfica parece ter acrescentado mais um „ventilador“ à sua lista. Essa pessoa é Ray Dalio, um bilionário e co-fundador do fundo de hedge Bridgewater Associates.

Ray Dalio Agora Vê Bitcoin Através de uma Nova Lente

No passado, o bitcoin tem frequentemente atraído críticas e escrutínio por sua vulnerabilidade às oscilações de preços e seu comportamento volátil. Embora seja fácil se tornar rico da noite para o dia com a ajuda da Bitcoin Era moeda criptográfica, também é possível perder tudo, como vimos no final de 2018, uma época em que o bitcoin perdeu aproximadamente 70% de seu valor ao longo de 11 meses.

Entretanto, este ano parece ser bem diferente para o bitcoin, pois as pessoas não o vêem mais como um bem especulativo. Ao invés disso, ela conquistou uma reputação como o mais novo „porto seguro“ do mundo. Agora é visto como uma ferramenta para proteger a riqueza e manter o dinheiro em segurança durante os tempos de conflito econômico, e Dalio parece estar entendendo o quadro apesar de ter criticado a moeda digital número um do mundo por limite de mercado apenas um mês antes.

No Twitter, a Dalio propôs o seguinte:

Não consigo imaginar bancos centrais, grandes investidores institucionais, empresas ou empresas multinacionais usando-a. Se eu estiver errado sobre estas coisas, eu adoraria ser corrigido.

Bem, melhor tarde do que nunca, como sempre dizem, certo?

Em uma entrevista recente, Dalio compara favoravelmente o ativo ao ouro, afirmando que tem algumas das mesmas características. Ele afirma:

Eu acho que o bitcoin e algumas outras moedas digitais se estabeleceram nos últimos dez anos como interessantes alternativas de bens semelhantes ao ouro, com semelhanças e diferenças em relação ao ouro e outros bens de oferta limitada, móveis (ao contrário dos bens imobiliários), de armazenamento de riqueza.

Mais tarde, Dalio publicou esta mesma explicação na plataforma de mídia social Reddit após uma sessão „Pergunte-me Qualquer Coisa“. Ele comentou ainda que:

Como [para] bitcoin em relação ao ouro, eu tenho uma forte preferência por manter aquelas coisas que os bancos centrais vão querer manter e trocar valor quando eles estão tentando fazer transações.

De Odiar para Crer?

Dalio é famoso por se referir ao bitcoin como uma „bolha“ no ano 2017, e para muitas pessoas, os meses seguintes acabariam provando que Dalio tem razão, só que desta vez, as coisas são bem diferentes. O rally da moeda parece ser conduzido por atores institucionais e não por varejistas, e assim o bitcoin está mantendo um certo impulso que lhe faltava há três anos.

Por exemplo, a bitcoin apenas deu a todos um susto quando caiu na faixa de 17.900 dólares, mais de 1.000 dólares a menos do que estava há cerca de uma semana. Agora, a moeda voltou a subir para $18.800 no momento em que foi escrita, dando a todos a certeza de que a bitcoin não está planejando atravessar o marasmo neste período de férias.